Informações e atitudes diárias ajudam a reeducar a alimentação e garantem saúde em longo prazo e disposição para as tarefas do dia a dia.
A obesidade é considerada uma das maiores doenças do século XXI. E emagrecer tem sido uma das maiores manias dessa época e também, um dos mercados mais lucrativos.
Ainda não foi realizado um estudo direcionado no Brasil, mas nos Estados Unidos, em 2008, a indústria do emagrecimento movimentou cerca de US$ 58 bilhões.
As ofertas que garantem o emagrecimento são inúmeras, mas reeducar a alimentação é uma das melhores maneiras de garantir a perda de peso gradativa. Além de manter e potencializar a saúde do corpo, educar o organismo a se alimentar de maneira correta faz com que o indivíduo não volte a engordar.
Para ajudar nesse processo preparamos algumas dicas para reeducar a alimentação.
DICAS PARA REEDUCAR A ALIMENTAÇÃO
- COLORIR O PRATO E ANOTAR O QUE COME
Uma dica simples e prática é verificar a coloração do prato. Quanto mais colorido melhor. Ter uma alimentação balanceada envolve ingerir todos os grupos alimentares: proteínas, carboidratos, fibras e vitaminas.
Faça um quadro em casa para conferir se naquele dia você ingeriu um pouco de cada. Distribuir esses alimentos durante o dia em pequenos lanches, entre uma refeição e outra, ajudam a manter a saúde e diminuem a ânsia de comer durante o almoço e jantar.
- ATIVIDADE FÍSICA
De nada adianta ingerir todos os grupos alimentares indiscriminadamente pensando em adquirir saúde sem praticar atividade física. O efeito pode ser o contrário, o ganho de peso e até intoxicação.
Praticar exercícios além de queimar calorias ajuda a acelerar o metabolismo, o equilíbrio dos nutrientes e o emagrecimento. Se praticar exercícios ainda não é um hábito, deve-se começar devagar com pequenas caminhadas, por exemplo, e com orientação de um especialista, aumentar o ritmo e frequência aos poucos.
- EQUILIBRAR A ALIMENTAÇÃO
Elaborar uma dieta adequada está ligada a quantidades e processos químicos que reverberam no corpo. Alguns alimentos podem ter mais potência que outros e o horário de comê-los também deve ser estruturado para que estes façam mais efeito.
Esse quadro precisa ser definido por um especialista: “A reeducação alimentar deve ser orientada e acompanhada por um profissional, nutricionista e consiste na elaboração de planos alimentares personalizados, de acordo com as necessidades fisiológicas e nutricionais e dos objetivos individuais de cada paciente”, afirma a nutricionista Carolina Santos.
No começo nem sempre é fácil, exige-se disciplina e muita força de vontade, mas com o passar do tempo a tarefa torna-se mais fácil. Não se acanhe em pedir ajuda. Aproveite para estimular as pessoas à sua volta para seguirem o mesmo caminho que você. Em grupo o processo fica até mais fácil.
É preciso também, paciência. A reeducação alimentar promove resultados em longo prazo, mas são praticamente definitivos. Quando começar a ver os resultados isso pode gerar uma onda de entusiasmo e felicidade.