Manual Da Reeducação Alimentar

Se você vive controlando a alimentação e não consegue chegar ao peso desejado, é bem provável que esteja cometendo alguns erros. Afinal, quando se fala em dieta sobram mitos e verdades.

Pensando nisso elaboramos um guia sobre alimentação saudável que ajudará você a entender melhor como funciona a reeducação alimentar.

Todo mundo sabe que dietas muitos restritivas, que proíbem milhares de coisas já se iniciam fadadas ao fracasso. Isso porque comer é muito bom e se privar da sua guloseima preferida é extremamente chato.

A reeducação alimentar surgiu com o propósito de ajudar nesse processo. Com ela você aprende como comer, o que comer e quando comer se permitindo uma vez ou outra degustar aquele chocolate maravilhoso escondido no fundo do armário.

Mas para correr bem, primeiramente vamos entender como deve ser uma reeducação alimentar. Uma dieta equilibrada consiste em se adotar o consumo de diferentes grupos alimentares.

Gorduras, açúcares, lacticínios, carnes, ovos, peixes, grãos, nozes, vegetais, frutas, cereais, pães, arroz e massas – que fornecem ao organismo todas as proteínas, vitaminas, minerais e fibras indispensáveis ao organismo, respeitando suas proporções que são determinadas pelas condições de saúde de cada um.

Apesar do que ensinam algumas dietas, tudo é uma questão de equilíbrio certo entre o que se coloca no prato. Entre os principais alimentos presentes em uma dieta saudável estão:

 

  • Carboidratos – Alimento composto por uma combinação de amidos e féculas, açúcares e fibras – fornece ao corpo combustível necessário paras atividades cotidianas principalmente para pessoas que costumam praticar atividade física.
  • Fibras – Encontrada em alimentos de origem vegetal (frutas, verduras e legumes) e essencial para a manutenção de uma dieta saudável. São excelentes auxiliares em dietas para emagrecimento, aumentam a sensação de saciedade, mantém os níveis de açucares no sangue, e auxiliam no processo digestivo.Uma dieta saudável deve conter cerca de 20 a 30 gramas de fibra por dia, mas a maioria das pessoas ingere cerca de metade desse montante.
  • Proteínas – São alimentos geralmente de origem animal como carne vermelha, frango, peixes, leite e ovos, compostos por aminoácidos que mantém a composição das células, tecidos e órgãos. A falta de proteína na dieta pode resultar em crescimento lento, e redução da massa muscular.

Agora, não exagere nas porções. Uma conta rápida ensina quais são as proporções exatas para um prato saudável: divida seu prato em quatro partes – ¼ de proteína, ¼ de carboidratos e o restante de salada. Não tem erro!

Doces, lanches e frituras não são proibidos. Aplique a lei do equilíbrio. Se um dia exagerar, compense no outro aumentando a quantidade de alimentos saudáveis e magros. A salada é uma grande aliada nesse momento, um bom prato de salada pode substituir uma refeição mais calórica.

Adotar uma dieta saudável não é se privar dos alimentos e sim consumir todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Maus hábitos alimentares são difíceis de esquecer, porém os benefícios são enormes.

Dicas Importantes:

1 – A água é importantíssima. Ela permite que o corpo aproveite todos os nutrientes dos alimentos. E, além disso, controla a sensação de fome.

2 – O ideal, para emagrecer e manter o corpo saudável.  É se alimentar num intervalo de três horas, mesmo sem estar com fome. Dessa forma você mantem o metabolismo acelerado e evita aquela fome avassaladora que te faz comer dois pratos.

3 – Alimentos crus possuem uma quantidade menor de calorias. Essa é a regra fundamental. Por isso abuse de frutas, verduras e legumes que é garantia de sucesso para qualquer dieta.