Porque A Reeducação Alimentar é Importante Para Perder Peso? Veja 3 Dicas Práticas!

“SUPER DIETA! Perca 10 kg por semana!”

Quem é que nunca viu algo assim? Atualmente todo o tipo de propaganda está valendo quando o assunto é boa forma. Silhueta. Sim, pois quem pode dizer que é completamente satisfeito com a própria silhueta? Pouquíssimas pessoas, na verdade. Mesmo aquela mulher saradona da academia que a gente morre de inveja tem algo a reclamar de si mesma. Paranoia? Talvez.

A verdade é que estar em forma hoje não é só saúde. Virou status. Vida social ativa. Vida sexual ativa. E por aí vai. Julgue quem quiser julgar. Mas ninguém pode negar o quanto é bom estar confortável quando chega a hora (e sempre chega) de colocar biquíni/sunga e se expor na frente dos amigos e sem ter que ficar colocando canga ou camiseta para entrar na piscina!

Porque entrar em forma é tão difícil?

Ora, ora, porque algo você está fazendo errado. Você faz dieta? Passa fome pelo menos um pouquinho? Malha mais de três horas por dia e tenta ficar sem comer? Só come salada e nada mais?

Como eu disse, está fazendo errado.

A perda de peso é algo sutil. Se você sabe e sente que está acima do peso e com gordurinhas desnecessárias, deve agir para se sentir melhor sim, mas sempre respeitando seus limites e mantendo sua saúde. Pílulas emagrecedoras, por exemplo, amplamente usadas hoje em dia, podem ser um grande risco.

Muitas delas aceleram o metabolismo, causam palpitações, insônia e algumas podem até desregular a atividade digestória, causando não só mal estar mas sendo ineficazes pois é difícil manter esse “tratamento” se sentindo doente. Sendo assim, pílulas emagrecedoras “milagrosas” não são recomendáveis, exceto em raros casos de doenças ou sob a supervisão de um médico.

Como eu disse anteriormente, a saúde é que é o mais importante. Se você estiver saudável, a boa forma é consequência. Então vamos lá:

DICA 1: Reduzir os EXCESSOS. Quem pesa acima do peso, come a mais, quase sempre. Reduza os excessos e eu te garanto que em duas semanas vai sentir as calças que antes apertavam afrouxarem. O que seriam excessos? O que você já sabe muito bem: se come dois pedaços de pizza, reduza para um e meio, se possível para um.

Não deixe de comer o que gosta nem reduza muito. Se o fizer, o cérebro vai mandar uma mensagem para o estômago, de que o corpo está enfraquecendo.

Por instinto de sobrevivência, seu corpo irá criar um aumento de apetite que vai tornar impossível seguir com a dieta. O segredo, então, é ir devagar. Com tudo. Coma devagar, mastigue devagar, para que você perceba quando se satisfez e não continue comendo. Entendeu direitinho? Se não, guarde essa frase “nunca saia da mesa se sentindo pesada”.

DICA 2: Praticar exercícios físicos. Vital não para perder peso, mas melhor ainda: para perder gordura! A atividade física significa saúde para a pele, para o corpo e para a mente. Aquelas caloriazinhas que você tem sobrando vão ter que queimar.

Qualquer atividade está valendo, mas vale lembrar: nunca vá além de seu limite. Beba bastante água e aumente o nível de dificuldade/intensidade de acordo com o que puder.

Se extrapolar a pressão cai e você vai passar vergonha se estiver em público. Se você é sedentária, comece com caminhada, hidroginástica, musculação, tudo muito leve.

Vá aumentando gradativamente. Para quem já praticou, gosta e topa o desafio, body pump, body jump, muai thay, corrida e natação são fenomenais. O corpo fica lindo!

DICA 3: Dê tempo ao seu corpo. Não é semana que vem, ou mês que vem que seu corpo vai se transformar. Pegar muito pesado nos exercícios não faz emagrecer mais rápido. Comer muito pouco também não.

Você vai, com certeza ver resultados, e eles vão te dar gás para continuar se cuidando a cada dia mais. Mas a transformação mesmo só vem com o tempo. Beba bastante água, pois muitas vezes a sede vem disfarçada de fome! Evite comer comidas calóricas antes de dormir.

Abrace a mudança que seu corpo adotar. As pessoas vão perceber e elogiar e a segurança que você irá sentir consigo mesma é sem igual! Não se trata de sacrifício, mas sim de boa vontade.

Procure uma academia e, caso não tenha disciplina ou não saiba como mudar a alimentação, consulte um nutricionista. Ele vai te dar um cardápio saudável, de acordo com o que você deseja.

Boa sorte!