Muita gente acha que para perder peso, é preciso passar fome ou deixar de comer alimentos que dão prazer. Nada disso é verdade. É possível emagrecer mantendo uma dieta não apenas rica em nutrientes, mas também deliciosa.
Uma das formas de conseguir isso é apostas nas substituições de alimentos mais calóricos ou menos saudáveis por outros, que muitas vezes tem sabor similar ou até melhor. Dúvida? Veja aqui algumas trocas simples que você pode começar a fazer agora mesmo:
Trocar a coxinha pela esfiha Para Perder Peso
Entre os salgados, a esfiha é uma das melhores opções para quem está buscando perder aqueles quilinhos extras. Por ser assado, está livre da gordura das frituras – batendo assim competidores como a coxinha e o pastel. Também é melhor que outro concorrente assado, o pão de queijo, porque essa opção é rica em gorduras.
O melhor é que a esfiha vem em vários sabores, como legumes, carne ou ricota, para dar aquela variedade para o paladar, e tem baixo valor calórico se comparada com outros lanches (cerca de 100 calorias para uma esfiha média).
Trocar o sal pelo sal marinho ou outros temperos
O sal, quando consumido em excesso (e quase todos acabamos caindo nessa cilada) é um grande vilão, tanto para a saúde quanto para a silhueta. Isso porque o sal causa problemas como a hipertensão, e ainda faz o corpo reter liquido, dando aquela aparência inchada e aumentando a temida celulite.
Uma dica para evitar o sal é usar outros recursos para temperar a comida, como ervas e alho. Se não resistir ao sal, a dica é usar sal marinho, que possui menos sódio.
Trocar o pão branco pelo pão integral
Muitas pessoas acreditam que os carboidratos são os causadores do excesso de peso. Na realidade, carboidratos são importantes para nossa alimentação – a questão é escolher os carboidratos certos a serem comidos.
É aí que entra a escolha do pão integral. O pão branco é um carboidrato simples, que é metabolizado rapidamente pelo corpo. Conclusão: logo bate aquela fominha. O pão integral, por outro lado, é mais complexo e portanto tem ingestão metabólica mais lenta. Para ajudar ainda mais, ele é rico em fibras – que dão uma sensação de saciedade por mais tempo – e ainda por cima ajudam a manter o intestino funcionando direitinho, evitando o inchaço abdominal.
A mesma dica vale para massas e arroz integral, heim?
Trocar o leite integral por leite de soja ou semi-desnatado
O leite é um alimento rico em nutrientes importantes, como o cálcio (especialmente importante para a mulher, por fortalecer os ossos e afastar os riscos de osteoporose) e vitaminas A e D. Mas isso vem a um custo: é uma bebida rica em gorduras e bastante calórica.
Uma opção para quem está procurando substituto é o leite de soja, também rico em nutrientes. Apesar de não haver tanta diferença calórica, o leite de soja é menos gorduroso, e apresenta mais proteínas. Para quem não se acostumar, outra opção é recorrer ao leite semi-desnatado, que tem menos gordura que a versão integral, mas mantêm as vitaminas e outros nutrientes