Um corpo magro e esbelto é o sonho de muitas pessoas. Para conseguirem atingir este objetivo, muita gente recorre a enumeras dietas milagrosas que prometem a perda de peso em pouquíssimo tempo.
O grande problema desse tipo de procedimento é a perda de peso num determinado momento, mas a longo prazo, a tendência é que a pessoa volte a engordar.
Para evitar esse efeito sanfona, é preciso criar novos hábitos alimentares e uma rotina de atividades físicas, ainda que de baixa intensidade, para que os ponteiros da balança se mantenham estacionados num lugar só.
A reeducação alimentar, além de auxiliar na perda de peso, também contribui muito para a saúde. Consumindo alimentos saudáveis em porções adequadas, o indivíduo tem mais disposição para a prática das atividades de rotina, como trabalhar, estudar ou simplesmente levantar cedo. Além disso, consegue manter o peso corporal, diminui as chances de problemas como acne, TPM (no caso das mulheres), ansiedade, depressão e até algumas doenças crônicas futuras.
É claro que qualquer tipo de mudança, no início não é fácil, e precisa de dedicação e empenho de quem se dispõe a fazer, mas em poucos dias, já é possível perceber alterações no corpo e a sensação de bem estar.
Aumento da vitalidade e a perda de peso são certamente grandes incentivadores para continuar a nova rotina alimentar.
O objetivo da reeducação alimentar não é na verdade a perda de peso, mas acaba sendo uma conseqüência muito bem vinda. A palavra aqui é aprender a comer certo, levando em conta o tipo e variedade de alimentos.
Algumas mudanças simples já fazem grande diferença. Fracionar as refeições permitirá que você se sinta saciado ao longo do dia. Consumir bastante água manterá seu corpo hidratado e colaboram com o trabalho de seus rins e fígado. Iniciar as refeições pelas saladas dá a sensação de saciedade e assim você acaba comendo menos. Fazer substituições inteligentes na hora da sobremesa trocando os doces por frutas ou gelatinas também faz parte de uma mudança saudável e lembre-se de mastigar devagar, qualquer alimento, dando ao cérebro tempo para associar o alimento ingerido e a saciedade da fome.
Algumas Dicas Para Se Reeducar E Ainda Perder Peso
- É muito importante fazer de 5 a 6 refeições por dia. Uma boa refeição deve conter pelo menos uma porção de fibras, carboidratos, proteínas e minerais.
- Procure substituir os alimentos fritos pelos grelhados, cozidos ou assados. Evite a ingestão de alimentos muito gordurosos;
- Carnes vermelhas não são proibidas, mas de preferência as carnes brancas como peixes e aves que contém menos gordura saturada e colesterol. Seu coração agradece.
- Consuma uma maior variedade de frutas, verduras e legumes. Esses alimentos são ricos em fibras, vitaminas e minerais necessários para abastecer o corpo e ajudam nossos órgãos a realizar suas funções vitais;
- Evite o consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes, mesmo os diets. Dê preferência aos sucos naturais. No caso do leite, troque o integral pelo desnatado ou semi-desnatado e consuma de vez em quando o leite de soja;
A alimentação saudável aliada à prática de atividade física garante saúde para a vida inteira.
Na luta contra a balança é melhor adaptar-se a um novo estilo de vida do que obter um resultado instantâneo. Seja paciente e persistente. Com o tempo a harmonia entre corpo e mente surge. Você vai se sentir melhor e seu corpo responderá a isto.