Cintura De Pilão

Se você não está apaixonado, mas não para de cantar os versos da música de Luiz Gonzaga “Cintura fina” que dizem: “Vem cá cintura fina, cintura de pilão” é sinal que anda desejo de afinar a circunferência da barriga!

Ótimo! Nada melhor para nos sentirmos mais belos, dispostos e, principalmente, estarmos mais saudáveis do que a redução de peso e perda da famosa barriguinha de chope!

Isto porque o tamanho da circunferência abdominal está diretamente associado com a maior probabilidade de pressão alta, diabetes, de ataques cardíacos e de tipos de câncer como o de mama e de ovários.

Dentro os fatores que estão associados ao aumento da gordura abdominal estão a má alimentação, o sedentarismo, a menopausa, o excesso de bebidas alcoólicas.

Não entendeu a relação? Tudo bem! Façamos na prática. Corra até a caixa de costuras, pegue a fita métrica e meça a sua cintura. Agora observe os dados:

 Sou mulher e ….

Estou abaixo de 80 cm de circunferência abdominal ———- ok, continue se cuidando!

Estou entre 80 cm e 88 cm ————- precisamos levar mais a sério os sinais de alerta do corpo!

Estou entre 80 cm e 88 cm e estou no climatério ——– sinal vermelho! Precisa se cuidar mais!

Estou acima de 88 cm ——– sinal vermelho! Precisa se cuidar mais!

 

Sou homem e…

Estou abaixo de 90 cm ———- ok, continue se cuidando!

Estou entre 90 cm e 105 cm ————– precisamos levar mais a sério os sinais de alerta do corpo!

Estou acima de 105 cm ——– sinal vermelho! Precisa se cuidar mais!

 

Reconquistando A Cintura De Pilão!

 

Está acima do limite? Não tem problema, anote as dicas para perder peso e os pneuzinhos.

As mulheres que estão no limiar entre o limite tolerável e acima do limite máximo, mas estão na menopausa, devem redobrar os cuidados. Isto porque as chances de engordar justamente no abdômen nesta fase da vida aumentam.

No geral, homens e mulheres devem observar o excesso de consumo de carne vermelha, pois ela contém gordura saturada, o que favorece justamente a obesidade abdominal, além de aumentar o colesterol. Outro fator que predispõe a gordura localizada é o consumo excessivo de álcool. Ou seja, é preciso maneirar bastante no churrasquinho do final de semana!

Portanto, se você quer perder peso e ficar longe de doenças encrenqueiras, use e abuse das seguintes dicas:

  • Exercícios físicos! Hidroginástica é ótimo para quem está acima do peso e precisa emagrecer sem sofrer com lesões de impacto! Caminhadas leves ao menos duas vezes por semana, meia hora cada vez, também podem ajudar!
  • Faça pequenas refeições ao longo do dia, ao menos cinco por dia. Assim reduzirá o apetite e não exagerará nas refeições principais.
  • Troque os alimentos com gordura satura por outros mais saudáveis, como: óleo por azeite; carne vermelha por salmão.
  • Procure comer bastante aveia e água. Elas ajudaram no processo de perda de gordura abdominal.

E, por fim, não se esqueça. Perda de peso não deve ser associada apenas à beleza, mas principalmente à saúde! Se estiver saudável, consequentemente estará se sentindo belo e feliz!